quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MAGIA GREGA

Magia


O panteão grego é um dos mais cultuados nos segmentos pagãos. Tanto na arte wicca como no helenismo, os deuses da Grécia Antiga marcam presença, inspirando e abençoando os que neles crêem e encontram motivos para a fé.
Esses deuses humanos tão parecidos com nossa raça, que amam, traem, confortam e guerreiam estão vivos dentro de cada um de nós, na natureza e nos animais. Os primeiros a surgirem foram os filhos de Cronos e Réia: Héstia, Posídon, Hera, Hades, Deméter e Zeus. Mais tarde, novos deuses passaram a compor a família divina. Muitas pessoas vêem as divindades apenas como personagens mitológicos, mas quem pratica magia sabe que vão muito além disso.
Oferendas, invocações, oráculos e festivais são algumas ferramentas que compõem a chamada Magia Grega, que como qualquer forma de magia, visa realizar transformações, mas nesse caso, por meio da egrégora grega, seu panteão sagrado e ritos e práticas antigas. Neste contexto, um dos fenômenos que se destacaram, no passado, foram os “Mistérios de Elêusis”, que estão relacionados aos ensinamentos da deusa Deméter, todos com foco na preservação da terra, sua fertilidade, plantio, colheita e no culto a ela, sua filha Perséfone, Hades e secundariamente, os demais deuses.
Os mistérios fazem parte do mito do rapto de Perséfone e acontecem, exatamente, no momento em que a mãe da deusa foge do Olimpo (morada dos deuses), revoltada com a perda da filha e decide passar um tempo na cidade de Elêusis.
Na Grécia Antiga, cada divindade possuía seus templos e locais onde seu culto era mais intenso. Muitos deuses eram cultuados num mesmo templo, como é o caso de Eros e Harmonia que eram sacralizados, na maioria das vezes, nos espaços dedicados a sua mãe Afrodite, a deusa do amor.
A energia divina é a mais utilizada na Magia Grega e para praticá-la você não precisa necessariamente ser wiccaniano ou helenista, basta que tenha dedicação e vontade de conhecer cada um desses deuses pouco a pouco. Para executá-la com sabedoria, é necessário conhecimento sobre os principais mitos, a personalidade dos deuses, as oferendas e principalmente, como ritualizar e celebrar festivais sagrados em sua honra.
Cada deus possui seus atributos e lidar com eles, quando feito de corpo e alma, pode nos render suas bênçãos e o apoio em nossas empreitadas. Tudo deve ser feito com muita seriedade, pois os mitos trazem passagens tenebrosas de vinganças realizadas pelas divindades contra os pobres mortais. Isso acontece quando falta sinceridade, amor e fé naquilo que está sendo realizado!
Sabemos que os gregos cultuavam o belo. Com exceção de Hefesto, todos os deuses possuíam beleza imensurável. Então, você deve sempre dar o seu melhor para trabalhar com esse panteão. Afrodite não se importará, caso você ofereça para ela apenas uma rosa linda e um vinho que era o que você podia fazer naquele instante. Agora, se ela desconfiar que você poderia ter oferecido rosas diversas, perfumes, um bom vinho,velas em sua cor, mel, maçã, cravo, canela e ambrosia (o alimento dos deuses), daí você pode se preparar que ela arrumará um bom jeitinho de mostrar seu sentimento!
Cultuar os deuses gregos é como cultuar a si e todas as suas faces, luz e trevas, pois só a totalidade que nos presenteará com o autoconhecimento e uma vida melhor e mais feliz.
Bênçãos e Luz de Apolo,
Edu Scarfon.

Um comentário:

  1. ola eu sou Hipólito Papaionus de Atenas desde que nasci venho venerando a Ártemis Apolo e Afrodite sem mesmo saber o significado de bruxaria pois amo meus deuses bênção dos antigo a todos e BLESSEDBE.

    ResponderExcluir