quinta-feira, 26 de julho de 2012

ERVAS





Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo, sendo então uma ciência que explora o uso dos óleos das plantas em beneficio da sociedade.
De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas.
Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade.
Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação.
Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc…
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta.
É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.
A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso.
A aromaterapia, praticada há milhares de anos é, tal como o seu próprio nome indica, uma terapia que cura através dos aromas – aromas 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas.
Benefícios físicos, emocionais e espirituais
Escolhidos os óleos essenciais apropriados (sendo, por isso, importante procurar sempre um profissional de aromaterapia), os benefícios são mais que muitos e sentem-se a diversos níveis.

Mente – tratamento de cansaço mental, stress, tensão, certas fobias, insonias e outras perturbações do sono; aumento dos níveis de concentração, memória e produtividade.

Corpo – as propriedades anti-bacterianas dos óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas; atuam no melhoramento da circulação sanguínea, na drenagem linfática e na eliminação das toxinas do corpo; tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações; aumento dos níveis de energia e bem-estar geral.

Estado emocional – os óleos essenciais também podem funcionar como um anti-depressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; aumento dos níveis de auto-estima e de auto-confiança.

Estado espiritual – a aromaterapia também é utilizada para aumentar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação.

O stress diário, os mil e um afazeres e a correria entre casa, trabalho e escola deixam qualquer pessoa no limite dos seus níveis energéticos… Uma das melhores terapias naturais para combater o cansaço e recuperar a energia passa pelo consumo de batidos saborosos, 100% naturais e reenergizantes. Experimente!
Infelizmente, o dia-a-dia pode surpreender-nos com situações desagradáveis e diferentes tipos de mal-estar.
Antes de ir à caixa dos medicamentos ou enquanto aguarda uma consulta, experimente estas curas naturais para algumas das queixas mais comuns.

Dores de cabeça/enxaquecas: um mal-estar (por vezes incapacitante) que afeta milhões de pessoas diariamente, existem várias curas naturais para o alívio das dores de cabeça e enxaquecas. As principais são as seguintes: beber um chá verde; aplicar óleo essencial de lavanda ou hortelã-pimenta nas têmporas e na base do pescoço; esfregar metade de uma lima ou limão na testa; colocar uma compressa fria sobre a testa durante 20 minutos.

Caspa: persistente e incomodativa, a caspa nem sempre responde bem aos champôs, nem aos melhores do mercado. Em alternativa aos químicos, experimente algo mais natural como o gel de aloé vera – espalhe no couro cabeludo e deixe atuar durante 20 minutos antes de enxaguar; ou então o vinagre de cidra de maçã (deite sobre o couro cabeludo e, de seguida, passe o mesmo por água).

Dor de garganta: para apaziguar uma garganta irritada, seca e inflamada, nada mais natural do que gargarejar com sal e água morna várias vezes ao dia, seguido de uma chávena de chá de mel e limão bem quente.

Acne/borbulhas indesejadas: ninguém gosta de acordar com uma borbulha gigante no nariz ou no queixo e se o seu creme de limpeza habitual não estiver a surtir o efeito desejado, experimente lavar a pele com aveia – um esfoliante 100% natural que limpa a pele em profundidade, eliminando o excesso de óleo e outras impurezas que a possam estar a entupir.

Dor de dentes: insuportável e insistente, quem sofre com dores nos dentes nunca ansiou tanto uma ida ao dentista mas, enquanto não chega a hora da consulta, é importante aliviar essa dor. Como? Existem duas curas naturais que pode experimentar: deite algumas gotas de óleo essencial de cravo-da-índia no dente/gengivas afetadas ou então trinque um pedaço de alho esmagado.

Dor de ouvidos: tão mau como a dor de dentes, só a dor de ouvidos e uma das melhores curas naturais passa pela colocação de algumas gotas de óleo essencial de alho ou de vinagre branco no ouvido afetado. Deite-se sobre o lado oposto para permitir a atuação destes ingredientes naturais que afastam a instalação de bactérias.

Náuseas/vômitos: algumas das curas naturais mais comuns para este mal-estar passam pela ingestão de um chá de gengibre ou então cheirar uma folha de hortelã ou um pouco de óleo essencial de lavanda.

Azia: para curar de forma natural uma barriga inchada e eliminar os desagradáveis arrotos, tome uma ou duas colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã – vai ajudar a desfazer os alimentos que estão a causar esse mal-estar.

Flatulência: se sofre frequentemente de flatulência, a sua cura natural passa pela melhoria do processo digestivo e isso pode ser conseguido através do consumo de especiarias naturais como o anis, hortelã, gengibre, aneto e coentros. Pode ingeri-los em forma de chá ou então incorporando as especiarias na confecção dos próprios alimentos.

Obstipação: se sofrer com o reverso da medalha, ou seja, com a obstipação, então esqueça os laxantes e mune-se desta simples cura natural – tome 2 colheres de chá de azeite misturado com sumo de laranja ou de limão.

Queimaduras: as queimaduras acontecem diariamente na cozinha e a verdade é que existem muitos ingredientes naturais que temos em casa e que podem aliviar imediatamente esse mal-estar – espalhe mel ou mostarda sobre a zona queimada ou então corte uma batata a meio e esfregue-a cuidadosamente sobre a pele.

Cortes: um corte significa sangue e dor, mas para estancar simultaneamente esse sangue e essa dor, polvilhe o corte com um pouco de pimenta de Caiena. Curas naturais e alternativas que funcionam!

As práticas e terapias alternativas são adeptas de uma ocasional dieta de desintoxicação mas, em vez de ser exclusivamente motivada pela perda de peso ou alteração de hábitos alimentares, este regime pretende renovar o funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, com vista a potenciar a energia e o bem-estar geral do organismo.


Saco com Ervas de Proteção
Como preparar sacos de ervas mágicos
Saco de Proteção feito em casa e por você! Um dos melhores talismãs, é o feito por você mesmo, pois no momento da elaboração você foca sua necessidade e seu desejo, fortalecendo o poder de efeito do seu talismã.

Vamos descobrir como preparar um saco de erva, seu uso e quando usá-los.

Os sacos de ervas são talismãs muito eficazes, eles podem ser mantidos em sua bolsa, na carteira, pendurados atrás da porta, e em muitas outras maneiras dependendo da necessidade.

Para preparar um saco com as ervas, você tem que usar um quadrado de pano colorido que combine com a cor da nossa necessidade, pois o saquinho tem que ser compatível ao seu desejo de proteção.

Por exemplo, vermelho para proteger a sua paixão, o verde, sua saúde…

Se for utilizar vela para purificar e consagrar as ervas, determine a cor dela também.

Veja uma tabela para controlar a correspondência de cores!
Dentro do saco você deve colocar no máximo três tipos de ervas por vez.

As ervas misturadas ou um tipo somente deve ser repousada em uma cama de algodão branco e virgem.

Este algodão por sua vez deve estar esticado em cima do tecido escolhido para fazer o saquinho, que pode ser transformado em um travesseirinho se desejar assim.

Dobre os quatro cantos do pano e amarre tudo com uma fita da cor apropriada.

Ou dobre o tecido e costure formando uma almofadinha, você decide o formato de seu saquinho.

No centro do algodão, além de ervas, você pode colocar um pedaço de papel branco, escrito com lápis, ou símbolos ou palavras em rimas descrevendo o foco de seu desejo.

O saco de ervas deve ser purificado depois de pronto, por você mesmo, em um pequeno ritual, antes de utilizá-lo.

Use-o sempre com você, e quando não for apropriado levá-lo junto, peça que o proteja mesmo de longe.

Seu saco talismã pode ser usado por muito tempo, mas quando for se desfazer dele, agradeça seu serviço e desmanche-o e jogue no lixo de forma ecológica.


Magia de Rosemary para a Mente
Planta muito usada pelas bruxas de todos os tempos.
Conhecida por sua ação e por seus resultados, e mesmo sendo uma espécie delicada de ser cultivada, é uma das plantas mais queridas pelas bruxas.
Excelente para a concentração, foco, sono, juventude, amor, proteção, banimento, purificação e poderes mentais.
Origens da bruxaria:Rosemary foi associado ao amor, amizade e lembrança na época medieval, portanto, era utilizada para a memória.
Era usada em casamentos como um símbolo do amor, e era jogada em valas para significar que o morto seria sempre lembrado.
Tente usar como um incenso também, pois foi eficaz nas curas quando eram queimados na fase que a Lua estava em Júpiter.
Usado em bruxaria hoje para:Auxiliar nos estudos, memória de trabalho, vigor juvenil, usado para atrair as fadas, no amor, para luxúria, limpeza e exorcismo.
Misture duas gotas de capim-cheiroso (para acalmar os nervos) e 1 gota de óleo de rosemary (para a concentração), antes de um exame e ungir-se ao redor da garganta, e sempre com o dedo da mão que escreve!
Crescimento: Perene
Naturalmente cresce em: França, Espanha, Portugal, Tunísia
Planeta: Sol
Gênero: masculino
Dia da semana: domingo ou sábado para banir
Propriedades terapêuticas: analgésicos, anti-séptico, anti-espasmódico, adstringente, carminativo, digestivo, diurético, hepática, estimulante, tônico.
A versão nossa é o alecrim, com os mesmos potenciais em magia.


Como fazer para manter as ervas frescas
Como manter suas ervas por mais tempo
Magia e feitiçaria quase sempre utiliza ervasMuito bem, utilizamos ervas tanto de nossa própria hortinha, quanto compradas em feiras livre ou sacolões.
Tanto para magia, quanto para nossa alimentação as ervas são importantes e usamos por dias seguidos.
Não é legal você comprar um maço de hortelã, demorar um pouco para usar, e quando vai utilizar já murchou.
Pois esta dica é muito útil para a duração das ervas.
Para o armazenamento de ervas frescas, e para seu tempo de vida aumentar;
Conserve salsa, coentro e ervas frescas cortando o caule, colocando em uma jarra de água filtrada, ou copo, ou mesmo potes reutilizados de maionese (depende da quantidade ou tamanho da erva).
Cubra levemente com um saquinho plástico e se preferir pode acondicionar na geladeira.
Faça esta experiência, pois pode te ajudar na culinária e em magia!

Magia das Santas Ervinhas
Elas custam pouco, e você pode ter uma hortinha em vasinhos que fazem milagres pela sua alimentação.
As Bruxas costumam ter uma jardineira pequena próximo à cozinha onde plantam suas ervas preferidas.
É um verdadeiro festival de cheiros que dão sabores em uma mini hortinha.
Veja a propriedade de algumas aqui;
Salsa
Rica em diversos tipos de vitamina (A, B1, B2, C e D) e sais minerais, nas versões crespa e lisa, é muito nutritiva.
O chá da raiz é um santo remédio contra a cistite, gases no estômago, dores no fígado e baço.
Mastigada meia hora antes das refeições ela aumenta o apetite.
Cebolinha
Usada no preparo de saladas, consumida crua ou cozida, colore pratos e esta presente na culinária tanto ocidental quanto oriental.
A cebolinha contém vitaminas e ferro em sua composição, estimula o apetite e auxilia a digestão.
Combate gripes e doenças respiratórias.
Hortelã
É uma usina de vitaminas A, B e C, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio.
Consumida como chá é um bom remédio para dores abdominais, de cabeça, na junta dos ossos, gripes e resfriados.
De quebra, combate cólicas e gases, favorece a produção e circulação da bílis.
Erva-Doce
Além de tempero, as sementes incrementam o aroma de carnes, e são muito usadas em receitas de bolo de fubá, pães, biscoitos e tortas.
Altamente digestiva, diurética e expectorante.
Para as mães; aumenta a produção de leite e é ótima na cólica infantil.
E para os estressados atua contra a excitação nervosa e a insônia.
Manjericão
É um tempero clássico usado em pizzas, carnes, molhos, sanduíches e omeletes.
Mas é excelente combatendo enjoos, vômitos e dor de estômago.
No uso tópico, ajuda a sarar algumas infecções da pele.
E, em estado natural, ainda na hortinha, é um repelente natural de insetos.
O que você está esperando para fazer sua hortinha???
Como Plantar:
Coloque em um vaso, com furos no fundo, uma camada de argila ou pedra de construção.
Cubra com areia.
Coloque uma camada de terra adubada, plante as mudas e complete a terra até o nível do vaso.
Não esqueça das três regras; Sol – Água (todo dia) – Troca de adubo (cada quarenta dias).
MAGIA DE AIRMID
A DEUSA DA CURA
Apelar para a ajuda da Deusa por problemas de saúde.
Airmid é a Deusa da medicina e da cura dos celtas, guardiã das fontes sagradas também conhecida como Airmeith.
É uma das Deusas mais antigas dos Tuatha de Dannan.
Senhora de grandes poderes mágicos…
Segundo uma lenda, foi ela que ajudou seu pai Dian Cecht (o Deus da Cura e da magia avô de Lugh) à criar a Fonte da Cura, Tiobraid Slane.
Airmid é a Deusa dos encantamentos e da magia com ervas.
Detém poderes sobre cura por intermédio das ervas e suas especialidades.
É também a guardiã da juventude eterna, juntamente com seu pai e irmãos.
Vinda de uma família de curadores, Airmid reflete a combinação do conhecimento prático e mágico.
Tem o poder de curar os animais e humanos.
RITUAL;
Faça um chá com efusão de folhas de sua preferência.
Enquanto toma o chá, pense na doença indo embora.
Sinta que está sarando.
Quase no final do chá, diga:
“Deusa amada Airmid,
Confio minha doença,
A cura pelas suas ervas,
Ao teu comando,
As ervas levam,
Tudo que faz mal a mim…
Bendita Airmid!
Que assim seja e assim será…”
Repita uma vez por semana até melhorar.



O PODER E A MAGIA DAS PLANTAS
Aqui estão alguns dos motivos que nos leva a fazer uma magia, e para estes considerados os mais importantes, segue uma lista das ervas que auxiliam nas magias.
NEGÓCIOS: benjoim, canela, cravos da índia, louro.
ADIVINHAÇÃO: alecrim, anis estrelado, artemísia, canela, freixo, louro, noz-moscada, rosa, sândalo.
FERTILIDADE: carvalho, girassol, mandrágora, noz, papoula, pinho, romã, rosa.
SAÚDE E CURA: alecrim, arruda, canela, cardo bento, cravo, eucalipto, freixo, hortelã, lavanda, maçã, mirra, naciso, rosa, sálvia, violeta.
AMOR: alecrim, canela, cominho, coentro, jasmim, laranja, lavanda, limão, lírio, maçã, manjericão, verbena, violeta.
DINHEIRO: amêndoa, artemísia, brionia, camomila, cravo, jasmim, madressilva, manjericão, menta, trigo.
PROTEÇÃO: alecrim, angélica, arruda, boca de leão, artemísia, erva doce, freixo, louro, peônia, verbena, visgo.
PURIFICAÇÃO: açafrão, alfazema, alecrim, aniz, arruda, hortelã, lavanda, limão, louro, mirra, olíbano, sabugueiro, sândalo, sangue de dragão.

Lavandula angustifolia (labiés)
Campos de Lavanda na Provence
“Uma viagem de aroma e magia…”
Dentre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, passando pela de antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante, até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo.
Suas propriedades, no entanto, podem ser mais bem resumidas nas de calmante e reguladora.
Talvez a mais importante propriedade do óleo de Lavanda seja sua capacidade de restaurar estados de desequilíbrio (da mente ou do corpo) para aquele quadro de equilíbrio em que a cura pode ter lugar.
Sua composição química é muita rica, contendo ésteres, geraniol, linalol e muitos outros elementos importantes. Após um verão seco e quente, por exemplo, o óleo deverá apresentar uma proporção mais elevada de ésteres (calmantes) do que após um verão fraco, de sorte que a Lavanda cultivada nesta região apresenta sempre uma proporção mais elevada de ésteres do que as plantas cultivadas em outras regiões.
Lavanda dá-se no alívio de dores musculares. Por isto atua tão bem nos casos de tensão nervosa. Usado para massagear as têmporas, o óleo de Lavanda deverá aliviar vários tipos de dor de cabeça.
É o calmante natural que a natureza nós deu.
Excelente óleo para os problemas de garganta. Pode-se massagear um pouco de óleo de Lavanda na região da garganta a fim de aliviar uma tosse irritativa.
O óleo de Lavanda é anti-séptico e analgésico, ideal para tratar queimaduras e toda sorte de ferimentos.
Também promove uma cura rápida e ajuda a impedir a formação de cicatrizes.
Seu aroma é especial!
Uma quantidade mínima de óleo de Lavanda no banho de um bebê ajudará uma criança agitada a dormir.
Quem começa a usar a Lavanda faz dela uma aliada.
A ação do óleo de Lavanda sobre o músculo do coração é ao mesmo tempo tônica e sedativa, o que o torna valioso para o tratamento de palpitações.
Lembrando sempre que de forma nenhuma dispensa os tratamentos médicos. Ela é usada como prevenção.
Ela aumenta a nossa auto-estima.
A palavra Lavanda vem do latim “lavare“. Ela lava, limpa e desintoxica.
Faz a gente respirar mais fundo… Aumentando o nosso espaço interno! Diminuindo assim a nossa opressão.
Abrindo o nosso coração…
Para amar! Perdoar!
Mapa da localização das melhores plantações de lavanda do mundo. -Região da Provence – França


Erva de São João.
A artemísia vulgaris é popularmente conhecida como Erva-de-São-João, Ertemigem, Erva-de-fogo e Flor-de-Diana. Muito utilizada para dar alívio aos pés cansados e doloridos ao ser usada em banhos para esta região do corpo.
Muitas pessoas usam a erva-de-são-joão como um antidepressivo natural.
Consulte um Fitoterapeuta para que ele possa analisar se essa erva é indicada para o seu caso.
Não se esqueça de que as ervas têm um princípio ativo assim como qualquer medicamento de farmácia, por isso não podem ser tomadas sem indicação de um especialista.
Em geral, depois que você começa a tomar a erva-de-são-joão, demora algumas semanas para que surjam os primeiros resultados, mas, para algumas pessoas, bastam algumas horas para que elas já comecem a se sentir melhor.
A erva-de-são-joão faz com que a pessoa se sinta pisando num terreno seguro e consiga olhar com mais objetividade para a própria vida.
Em alguns casos, no entanto, ela pode interferir nos trabalhos de magia, pois amortece um pouco os sentidos e torna mais difícil a percepção das energias.
A Erva-de-São-João vem sendo utilizada como planta medicinal desde os tempos da Grécia antiga.
Era utilizada principalmente para cicatrizar feridas, queimaduras e tratamento para úlceras externas por meio de infusão de flores de Erva-de-São-João em azeite de oliva.
Suas flores têm ação anti-inflamatória, anti-séptica, diurética e analgésica, entre outros relatos. Mais recentemente, a Erva-de-São-João tem sido largamente estudada e testada como tratamento alternativo para casos de depressão leves e moderados, ansiedade, insônia e outros problemas relativos ao sistema nervoso.
E não se esqueça:
Nunca tome nenhum medicamento ou erva sem consultar um médico!







Nenhum comentário:

Postar um comentário